PRODUTOS: Catena Zapata
REGIÃO: Mendoza
TIPO: Tinto
DOÇURA: Seco
VOLUME: 750ml
UVA: Cabernet Sauvignon (65%) e Malbec (35%)
TEOR ALCOÓLICO: 13,9%
TEMPERATURA E CONSUMO: 16º - 18ºC
AMADURECIMENTO: Amadurecido por 18 meses em barricas de carvalho francês. Em seguida, é armazenado em garrafa por 18 meses, antes de seu lançamento no mercado.
HARMONIZAÇÃO: Ideal para acompanhar carnes em geral, e queijos curados.
SOMMELIER: O grandioso Nicolás Catena Zapata é sem dúvida um dos melhores vinhos do mundo. É um tinto impressionante, elaborado com um corte de Cabernet Sauvignon e Malbec provenientes dos melhores vinhedos de altura de Nicolás Catena. A safra de estreia causou furor ao ser degustada às cegas em cinco provas distintas, ao lado de vinhos da magnitude do Château Latour, Château Haut-Brion e Opus One, ficando 4 vezes em primeiro lugar e 1 vez em segundo. O Nicolás Catena Zapata é "um gigante, não apenas em potência, mas também em finesse e complexidade", para James Suckling, que avaliou a safra 2015 com 96 pontos e concluiu: "um vinho cheio de energia e enormemente refinado".
Foi Nicolás Catena quem lançou o vinho argentino na era moderna. Economista acadêmico viajado, ele aprendeu com sua exposição na década de 1970 aos grandes Bordeaux e à enorme promessa dos vinhos de Napa. No início da década de 1980, Catena concordou que o segredo era plantar as variedades certas no local certo, especificamente em locais mais frios e altos.
POTENCIAL DE GUARDA: Mais de 10 anos.
SUGESTÃO: Decantar 30-45 minutos antes de servir.
PREMIAÇÕES:
96 pontos: James Suckling (Safra 2015) "um vinho cheio de energia e enormemente refinado".
96 pontos: Tim Atkin (Safra 2015)
96 pontos: Descorchados (Safra 2019)
95 pontos: Antonio Galloni (Safra 2015)
OBSERVAÇÃO: As safras mencionadas no produto podem sofrer alterações mediante ao estoque disponível no hora do envio.
* É proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
- Origem: Argentina